Quais as principais garantias oferecidas no seguro de automóvel?

Coberturas básicas - aquelas que garantem os danos relativos ao veículo segurado propriamente dito, as Coberturas adicionais - acessórios, carrocerias, equipamentos, blindagem, kit gás, danos a vidros, lanternas, faróis, lentes de retrovisores, extensão de perímetro e valor de novo, entre outros e Serviços de assistência.

O que é cobertura total ou compreensiva?

A cobertura total ou compreensiva cobre os danos relativos ao veículo segurado em caso de colisão, abalroamento, capotagem, tombamento, derrapagem, quebra sobre o veículo de qualquer objeto externo, atos danosos praticados por terceiros, assim entendidos como ato isolado e esporádico, submersão parcial ou total do veículo em água proveniente de alagamento, enchentes ou inundações, ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto, raios, incêndio ou explosão e roubo.

Quais são as modalidades de contratação do seguro de automóvel?

As seguradoras podem oferecer duas modalidades de contratação: Valor de Mercado Referenciado (VMR) que é a forma de contratação que garante ao segurado, em caso de indenização integral, o pagamento de quantia variável determinada de acordo com a tabela FIPE e Valor Determinado (VD) que garante, em caso de indenização integral, o pagamento de quantia fixa, estipulada pelas partes no ato da contratação da apólice de seguro.

O que é fator de ajuste?

É o coeficiente aplicado ao Valor de Mercado Referenciado – para cima ou para baixo – a partir do valor constante da tabela de referência, estipulado pelo segurado, dentro dos limites aceitos pela seguradora. O fator de ajuste pode "corrigir" eventuais diferenças constatadas entre o valor real do carro, no estado em que se encontra, e a tabela de referência.

O que cobre a garantia de blindagem?

Estão cobertos os danos causados a blindagem do veículo, decorrentes de eventos causados por colisão, incêndio e roubo. Para a contratação dessa garantia é necessário apresentar nota fiscal e certificado de qualidade.

O que cobre a garantia de kit gás?

Estão cobertos os danos causados ao equipamento de kit gás, decorrentes de eventos causados por colisão, incêndio e roubo. Para a contratação dessa garantia é necessário apresentar o Certificado de Segurança Veicular, expedido por instituição técnica licenciada, bem como uma regularização junto ao DETRAN.

O que cobre a garantia de carro reserva?

Garante ao segurado o direito à locação de veículo pelo número de dias contratados na apólice, em caso de sinistro coberto pelo seguro e quando o valor dos prejuízos for superior à franquia fixada para o veículo segurado.

O que é a garantia de despesas extraordinárias?

Na ocorrência de um sinistro de perda total do veículo, a seguradora garante ao segurado uma indenização adicional correspondente a um percentual do valor indenizado, para o pagamento de despesas extras, decorrentes do sinistro, sem necessidade de comprovação das despesas.

O que é garantia de RCF (Responsabilidade Civil Facultativa)?

A básica compreende as garantias de Danos Materiais (DM) e/ou Danos Corporais (DC) e a adicional compreende as garantias de Dano Moral, Dano Estético e Extensão de Perímetro do Seguro a Países da América do Sul.

O que cobre a garantia de RCF básica?

Cobre Danos Materiais e/ou Danos Corporais (pessoais) involuntários, causados a terceiros, que decorram de acidentes, provocados pelo veículo descriminado na apólice, ou pela carga transportada, limitadas ao valor contratado.

A cobertura de RCF pode ser contratada isoladamente?

Sim. Pode ser contratada de forma isolada, ficando sujeita às regras de vistoria prévia da seguradora.

Existe franquia para a garantia de RCF?

Não. As coberturas adicionais não possuem franquia.

O que é garantia de APP (Acidentes Pessoais de Passageiros)?

Cobre o pagamento de indenizações por morte e/ou invalidez permanente – total ou parcial – do motorista e dos passageiros do veículo segurado, estando os ocupantes no interior do veículo, no momento do acidente, e desde que seja decorrente exclusivamente de acidente de trânsito. A cobertura de APP para menores de 14 anos de idade compreenderá apenas o reembolso das despesas funerárias.

O que cobre os Serviços de Assistência 24hs?

A cobertura de Assistência 24hs garante ao veículo segurado e a seus ocupantes assistência na ocorrência de eventos previstos no contrato do seguro (colisão, incêndio e roubo), assim como o de prestar assistência ao segurado em caso de pane elétrica, pane mecânica, falta de combustível (pane seca), troca de pneus, serviço de chaveiro, dentre outras.

O que é franquia?

A franquia é um valor, determinado na apólice, que representa a participação do segurado nos prejuízos resultantes de cada sinistro de perda parcial. O segurado deverá escolher o valor da franquia apropriado o seu risco, com orientação do corretor.

Quando estou isento do pagamento da franquia?

O segurado está isento do pagamento de franquia nos casos de danos causados por incêndio, queda de raio e/ou explosão, e nos casos de indenização integral do veículo segurado.

O que é bônus?

Bônus é um desconto expresso em classes e atua como indicador da experiência do segurado. É concedido por ocasião da renovação da sua apólice, em função da experiência do condutor do veículo, geralmente aquele definido no Questionário de Avaliação de Riscos (perfil) e representado pelo histórico de renovações de cada apólice/item.

Como funciona o critério de bonificação?

O bônus representa a experiência do segurado em função dos sinistros ocorridos e indenizáveis, a cada período de um ano de vigência de seguro. Na renovação da apólice, serão reduzidas tantas classes de bônus quantos forem os sinistros ocorridos naquela vigência.

Ao solicitar um reboque por pane, perde-se uma classe de bônus?

Os atendimentos prestados aos segurados por pane elétrica/mecânica e demais atendimentos ligados aos planos de assistência 24hs, assim como os serviços de reparos de vidros, carro reserva e outros serviços que não estejam ligados a sinistros indenizáveis, não serão considerados sinistros e, portanto, não devem ser considerados no cálculo de classe de bônus.

O que significa sinistro de perda total?

Será determinada a perda total do veículo quando os prejuízos resultantes de um mesmo sinistro importar em quantia igual ou superior a 75% do limite máximo de indenização, na data de liquidação do sinistro.

Em quanto tempo após o sinistro de perda total do veículo, será paga a indenização?

A indenização integral será paga até 30 dias após a entrega de toda a documentação.

O que são riscos recusáveis?

Dentro da gestão de riscos - definida na estratégia traçada por cada seguradora - existem normas de aceitação que definem os riscos considerados recusáveis ou cuja aceitação é considerada restrita. Alguns exemplos: veículos com parecer recusável na vistoria prévia, veículo com chassis remarcados sem o respectivo registro do documento, veículos fora de linha de fabricação, veículos que apresentem irregularidades no emplacamento, a cobertura somente para incêndio e roubo em algumas regiões, alguns veículos importados, taxis ou vans de lotação, entre outros.

A Seguradora pode recusar a fazer o seguro do meu automóvel?

Sim. As normas para recusa não estão especificadas, mas podem ser recusadas por motivos como veículos de mais de 10 anos, chassi remarcado, irregularidades junto ao Detran, de pagamentos, entre outros.